15/06/19 - Sábado Animado na Escola Cipriano Porto Alegre!!! Tivemos: mutirão para a ressignificação dos espaços de convivência da escola: Pracinha, Jardim Zen, Espaço Afro, Espaço Indígena, atividades diversas proporcionadas pelo grupo de escoteiros, oficina de foguetes articulada pelo PET de Engenharia Mecânica!!! Alunos felizes da vida!!!:)





Oficina de Desenho com Nanquim, turma 974, ministrada pelo Cartunista e ilustrador Alisson Afonso, visando a elaboração de Diários Gráficos - chamados de Sketchbooks - para a disciplina de Artes, com a Professora Vanessa Abreu.

Oficina de Desenho!!!

Oficina de Desenho!!!

II Encontro de Robótica CPA - 08/06/19 - Nosso sábado foi bemmm interessante, teve mutirão, robótica e muita aprendizagem disfarçada de diversão ;)



Mutirão 04/05/19

Hoje teve mutirão no CPA!!! Pontapé inicial para que os nossos: Jardim Zen, pomar, horta, pracinha comecem realmente a tomar forma... Galerinha valente, de valor, como disse a Professora Raquel, doando muiiiiiito amor!!! Esse foi só o primeiro de muitos que virão!!!


Ilha dos Marinheiros – 06/04/2019 - Nossa primeira reunião geral do ano não poderia ter sido mais bem sucedida... tivemos estudo, integração entre veteranos, novatos e colaboradores, tivemos explosão de ideias, muita alegria, comidinhas gostosas, aprendizagem através de vivências de novas experiências porque nós acreditamos na educação que transforma o mundo!!! Vem com tuuuudo Projeto Aluno Monitor 2019, o Projeto Mão na Massa é o só o primeiro de muitos que ainda estão por vir, aguardem... ;)

2 de Abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de Abril.

A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Origem do Dia Mundial do Autismo:

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Dia do Autismo no Brasil:

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.

Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

Na data do dia 2 de abril a EMEF Cipriano Porto Alegre realizou inúmeras atividades envolvendo a temática. Professores da Educação Infantil, Anos Iniciais e alguns dos Anos Finais envolveram-se também nesta ação.

O tom azul tomou conta de algumas turmas, além de diversos cartazes espalhados pela escola. Muitos filmes sobre o tema foram assistidos, é claro que, de acordo com a idade dos alunos. Profissionais capacitados e que trabalham com alunos com autismo visitaram uma de nossas turmas para realizar atividades lúdicas sobre a importância do respeito, a acolhida dos alunos e atitudes que devemos ter com os colegas incluídos. Outras realizaram visitas nas salas de aulas distribuindo panfletos informativos, teve também confecção de quebra cabeça que simboliza o autismo além de muita diversão!

As turmas dos Anos Finais realizaram pesquisas, elaboraram cartazes informativos e visitaram turmas expondo o que aprenderam e ainda entregaram para os alunos pequenos o símbolo do autismo montado com peças de encaixe.

Encerramos as atividades no dia 4 de abril com a I Roda de Conversa: Discutindo sobre o Autismo com a participação de mães dos nossos alunos incluídos na escola com autismo.


Mazzaaaa, hoje demos início ao nosso tão sonhado projeto: “Mão na Massa” que visa, entre tantos objetivos, criar um jardim zen – para a prática de yoga e meditação – um pomar, um jardim vertical, uma pracinha para os alunos pequenos, espaços mais lúdicos e aprazíveis na nossa escola!!! A primeira etapa deste nosso ambicioso projeto é limpar, nivelar, organizar os espaços, arrecadar materiais, doações – por favor, participem, colaborem – para que com o esforço conjunto e a ajuda de muitas pessoas incríveis , com certeza, estes espaços possam tornar-se os mais MARAVILHINDOS que vocês já viram!!! Aos nossos já colaboradores deixamos aqui o nosso muitíssimo obrigada!!!


21 de março - Dia Internacional da Síndrome de Down

21 de março - Dia Internacional da Síndrome de Down

No dia 21 de março comemora-se o Dia Internacional de Síndrome de Down. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down.

Durante o dia de hoje a E. M. E. F. Cipriano Porto Alegre realizou inúmeras atividades sobre a temática chamando a atenção dos seus alunos sobre as capacidades das pessoas com Síndrome de Down e a necessidade da sociedade estar consciente sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem estar e a inclusão dos portadores de Down na sociedade. Para isso, a escola promoveu algumas atividades, como: roda de conversa com os pais dos alunos com Síndrome de Down incluídos, peça de teatro sobre a Síndrome, hora do conto, elaboração de cartazes, pesquisas em revistas, exibição de filmes e documentários, visitas nas salas de aula dos alunos incluídos e apresentação musical.

Parabéns a todos os professores envolvidos e muito obrigada às mães e aos responsáveis que nos auxiliaram neste maravilhoso evento!

21 de março - Dia Internacional da Síndrome de Down!!!

Os alunos da turma 974, depois de uma roda de conversa sobre a Síndrome de Down na aula da professora Karen, confeccionaram laços e cartazes e passaram em algumas turmas da manhã e da tarde pedindo mais amor e respeito pelos especiais.

Dia Nacional dos Animais!!!

14 de março- Dia Nacional dos Animais

Turma da Educação Infantil - Nível II – T.:23 – Prof.ª Pâmela Oliveira

Em atividade alusiva ao dia nacional dos animais, iniciamos a proposta com a contação da história "Quero um bicho de estimação" (Lauren Child). Por este meio, debatemos sobre o cuidado e o respeito com os animais, seus meios de sobrevivência, habitats naturais, suas características, domesticação dos animais, extinção dos animais e a importância dos animais como um todo para o equilíbrio da natureza. Finalizamos a proposta com recorte e colagem de múltiplas espécies em situações e espaços diversos, montamos um cartaz para exposição das descobertas do lado de fora da sala. Muito envolvimento dos pequenos, muitas aprendizagens, valores e consciência ecológica desenvolvidas!


quinta-feira, 19 de junho de 2008

Metodologia dos PAs - Eduardo Chaves

Colegas, gostaríamos que vocês lessem este resumo que fizemos (eu, articuladora do Escuna, a equipe pedagógica e a equipe diretiva de nossa escola) sobre um texto de autoria de Eduardo Chaves. Apreciaríamos muito que vocês escrevessem algum comentário a respeito do mesmo para "trocarmos uma idéia"!

Metodologia dos PAs
Adotar a metodologia dos PAs é dar ênfase ao desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos. É trabalhar a contextualização, a interdisciplinariedade. Essa metodologia é proposta nos PCNs que, contraditoriamente a implementação da mesma, permanece ainda com a estrutura curricular centrada em disciplinas; no ensino dos conteúdos disciplinares. Desta forma busca contemplar duas "versões" incompatíveis da educação: uma que contempla a aprendizagem centrada no interesse do aluno, em suas escolhas, suas indagações..., que permite a este desenvolver suas competências e habilidades, e outra versão, bem divergente da primeira, que perpetua a idéia de que a escola, na figura do professor, detém todo o conhecimento que deve ser "absorvido" pelos alunos, através de conteúdos disciplinares (aluno = mero receptor) .
Com a metodologia dos PAs, o aluno realmente desenvolve a competência de buscar respostas às suas indagações, as habilidades de buscar diferentes fontes de pesquisa; aprende a defender seu conhecimento "construído" contra críticas; aprende a compartilhar esse conhecimento; a ser capaz de demonstrar maturidade e autonomia, tornando-se capaz de definir um projeto de vida e gerar meios para transformá-lo em realidade!
Segundo, Eduardo Chaves, a avaliação desse aluno deve ser decorrente da observação, da mudança ou não de comportamento, de crescimento do mesmo, se este alcançou ou não os objetivos de aprendizagem a que se propôs em determinado período.

Um comentário:

Gisele Santos disse...

Muito legal o texto!
Achei muito interessante a forma como vocês conseguiram organizar as idéias!

Gisele
Articuladora da E.M.E.F São João

Formação Continuada: Cipriano Porto Alegre em Rede de Conversas!!

Educação e Internet

Projetos de Aprendizagem

I Conferência pelo Meio Ambiente na Escola!!!

Festas do CPA

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

Teatro na II Mostra

Vídeo